segunda-feira, 30 de março de 2009

Ata da 7ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 7ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) Gestão 08/09

São Paulo, 7 de fevereiro de 2009.


Pauta:

1. Informes (a completar)
2. Kits e Camisetas (a completar)
3. Plano Municipal de Educação de São Paulo
4. Calendário/eventos
5. Tarefas

Presentes: Marcela, Gabriela e Fernanda da UNICAMP, Indira, Marco Aurélio, Maria Paula e Alessandro da USP/SP, Tatiane e Anelisa da UNIFESP e Carla do MACKENZIE

1. Informes:

Contribuição financeira para a dívida do ENEPe, discutida e aprovada na última reunião: Artur ficou de fazer o depósito para as meninas do ES. falta confirmar se isso foi feito.

USP: A calourada do CAPPF ocorrerá de 16 a 21 de fevereiro / A gestão do DCE fez uma proposta de regimento para o Congresso Nacional dos Estudantes, durante uma reunião de organização durante o FSM. O porém, é que tal proposta não foi discutiva em nenhum fórum da entidade / O DCE está sem a sede oficial mesmo tendo terminado a reforma do espaço, devido à questões referentes ao aluguel de uma parte do espaço para lojistas / O SINTUSP pretende fazer uma paralisação no dia 18/02 (dia da calourada unificada do DCE), para reinvidicar a reitegração do brandão, a negociação de uma carreira que atenda aos anseios dos trabalhadores, ente outras.

UNICAMP -

UNIFESP: Calourada na primeira semana de março

MACK: Já houve calourada

2. Kits e Camisetas (Tchela estava fazendo a relatoria)


3. PME

Indira – breve histórico
Secretário Schneider, convite à sociedade para partciparem do processo de construção do PME (Portaria n° 3.169 DOC 29/07/08) . Marcada reunião na SME, entidades e organizações se apresentaram nessa reunião e passaram a constituir a Comissão Organizadora do Processo de Construçaõ do PME .
Executiva recebeu convite e está participando do segmento UNIVERSIDADE. Gabi foi na primeira reunião, e depois Indira assumiu, tendo o Marco Aurélio como suplente.
O Plano Estadual de Educação também está começando a ser estudado pela sociedade, porém sem o estímuo do governo. Há proposta de tentar unir os dois processos.

Movimento Nossa São Paulo – Organização da sociedade civil.
Fizeram evento amplo para propor soluções em diversas áreas para cidade de São Paulo.
Neste evento o GT de Educação propôs a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Desde o princípio é um projeto para envolver toda sociedade.

Leitura de material elaborado pelo vereador Elizeu Gabriel do PT.

Macarena – propõem que em um outro momento estude-se planos municipais diversos para entendermos melhor. Mas agora deve-se discutir o que já tem sido proposto para a construção do Plano e o que a executiva propõem.
Anelisa – Acha que precisamos estudar mais o assunto pois estamos boiando.
Macarena – Há diferença entre fazer o plano enquanto documento e fazer a construção do plano. O momento agora é fazer a construção do plano.
Indira – Podemos pesquisar depois planos de outras cidades.
Tchela – De cara já temos posição, como por exemplo ser contra o segmento empresarial.

Leitura do documento de formulação da ETAPA PREPARATÓRIA:

Carla – Pondera sobre a priorização e participação da Executiva no processo do PME.
Tchela – Este processo pode ter como conseqüência algumas semelhanças com o PDE, porém é diferente pois o processo está sendo aberto, é possível participar de forma democrática.
Fer – Vendo a executiva participar pode criar “credibilidade” entre os estudantes, no sentido de se expor criando uma mobilização maior dos estudantes com a executiva.
Indira – Nós representamos estudantes, e a UMES não consegue representar estudantes e só a executiva está lá com a visão diferente do estudante. As propostas dos estudantes são sempre alternativas às propostas tradicionais.
Gabi – O PME é pauta de toda reunião e nós temos como hábito a avaliação e, se por algum motivo vermos como inviável, como contrário aos movimentos da executiva, aí nós saímos.
Alessandro – Essa movimentação tem que ampliar, pro estudantes. como fazer?
Fer – Teria como fazer como Extensão Universitária?
Indira – Nós já temos como proposta fazer a FEUSP como pólo, para seminários, palestras, discussões.
Gabi – Como extensão não cabe, a extensão tem que ter um objetivo e não cabe o vínculo da faculdade.
Macarena – A Executiva nem cabe tanto o PME, mas cabe o plano estadual. A executiva deve participar do processo mais com intuito de formação. Propõem fazer um ciclo de debates para discussão do PME, aproveitando inclusive as calouradas nas outras faculdade de São Paulo.

Anelisa e Tati estudarão o Plano Municipal de Guarulhos.

4. Calendário/eventos

Vistas nas universidades:
UNIFESP – calorada de 2 à 6 de março. Haverá um dia para apresentação dos cursos e dos CA’s existentes. Pode-se incluir a Executiva nesse dia.
(alguém de SP)
MACKENZIE – Inclusão do Mackenzie nas visitas. (alguém de SP)

Cancelamento do COPEPe desse semestre por inviabilidade e desmobilização.

Discussão da data do EPEPe:

Data proposta: 11 à 14 junho

Proposta de incluir no tema do EPEPe a própria Executiva.

Tati – sugere outra data pois o EPEPe em junho atrapalha a mobilização para o ENEPe

Possibilidades: final de abril ou 1° de maio

1° maio é inviável pelas mobilizações concorrentes.

Discussão sobre a sede: Araraquara descartado. Possibilidades: São Paulo e Campinas, por serem cidades onde tem coordenadores. USP tem problemas por conta da relação com o CAPPF. UNICAMP sediou o último evento.

Alessandro fala de mobilização dos estudantes para organizar o evento.
Indira propõem que procuremos todas as possibilidades e voltemos com elas na próxima reunião.

Até 1° de março: prazo para envio de propostas de sede por e-mail

Próximas Reuniões:

14 e 15 de março – USP
4 e 5 de abril
9 e 10 de maio
22 e 23 de maio (a ser avaliado em abril)
30 e 31 de maio – na sede do EPEPe

5. Tarefas

Revisamos toda a lista de tarefas discutindo por tópicos:

Site – Macarena não teve possibilidade de fazer nas férias, mas ele ficará pronto para divulgação do EPEPe

Prestação de contas – Fer verá no CAP a possibilidade de esquecer as dívidas do EPEPe 2008. Indira ainda não fez as contas da última gestão, mas está com todas as notas para fazer as contas da última e desta gestão. As novas compras para vendas no CAPPF não utilizarão mais dinheiro dos coordenadores, mas sim o dinheiro já arrecadado pelas vendas anteriores. Gabi vai mandar e-mail para Executiva capixaba pedindo prestação de contas da dívida do ENEPe.

Registro do Estatuto – Sem novidades. Aguardar passar o período de férias e carnaval.

Envio das Atas antigas no Blog e no grupo – Gabi está ainda organizando os arquivos para colocar em texto no blog e PDF no grupo. Também fica decidido que no máximo uma semana depois deve-se mandar a relatoria, para que haja tempo dela ser revista e aprovada e ser enviada como Ata junto as convocatórias duas semanas antes de cada reunião.

Organização dos eventos/calourada – Deliberações das pautas anteriores. Venda de rifas. Lista está na Ata de agosto.
(Meninas da UNICAMP, vcs poderiam reenviar as orientações para rifa e lista dos livros em um email a parte? só para facilitar)

Formação – Chamaremos ex-coordenadores da executiva. Zé Ibiapino, I-Juca Pirama, Gabiru, Ferrarezi para reunião de março para fazerem um histórico da EEEPe-SP.

Produção de Textos – Depois da reunião de formação, produziremos textos a partir das discussões realizadas.

Organização do arquivo – Em andamento - Responsável: Gabi

Divulgação das atividades – quando ocorrer com máxima antecedência e amplamente.

Oficina de Customização das camisetas e bolsas do ENEPe – tod@s, se possível para as calouradas

Contatos com Universidades e Escolas – sem novidades.

Próximas Pautas:

EPEPe
PME
Formação: Histórico EEEPe-SP
Avaliação CALOURADA 2009
Avaliação de TAREFAS

Ata da 6ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 6ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) Gestão 08/09

Campinas, 13 de dezembro de 2008


Pauta:

Informes
XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe)
XVI Encontro Paulista de Entidades de Pedagogias (EPEPe)
Calendário 2009
Plano Municipal de Educação de São Paulo
Coordenações


Presentes: Artur-PUC-SP, Gabriela-UNICAMP, Indira-USP-SP, João Paulo-UNESP- Presidente Prudente, Macarena (Marco Aurélio)-USP, Maria Paula-USP, Raisa-UNIFESP.

Antes dos informes a Gabi pediu a palavra para manifestar seu descontentamento pelo fato da reunião ter começado as 14 horas, quando o combinado era para começar as 8 horas. Enfatizou a importância de cumprirmos os horários a que nos propomos realizar as atividades, não só em respeito aos nossos colegar de gestão como também aos estudantes que possam aparecer para participar da reunião.

1. INFORMES

UNIFESP: Aulas se iniciam dia 03 de março, foi eleita a nova gestão do DCE.O novo reitor assumiu o cargo. Centro acadêmico prepara a prestação de contas desde sua criação.

UNICAMP: A nova gestão do centro acadêmico assumiu e organizou uma festa. No dia seguinte da festa a cancela do portão estava quebrada, tiraram fotos da latas de cerveja no C.A. E o diretor ameaçou de abrir sindicância caso os diretores do C.A. Não assinassem um documento afirmando que não haveria mais venda nem consumo de bebidas alcoólicas. Os estudantes não assinaram o documento e não foi aberta a sindicância.
O C.A. organiza a calourada que se realizara conjunta com a do DCE. Trote solidário financiado por empresas privadas.
Atividades acadêmicas se iniciam no inicio de março

USP-SP: INFESTA, foi a festa de encerramento da Pedagogia.
CAPPF fará moção de apoio a ocupação da UNISantos e ao funcionário Brandão que foi demitido, o motivo da demissão, não temos certeza, foi pelo fato dele ser um dos responsáveis pela invasão de uma sala(?).
Eleições do DCE, chapa ganhadora Nada Será como antes. Ocorreram alguns problemas durante o processo eleitoral o que causou polemica. O CAPPF legitima as eleições.
O CAPPF organiza a Calourada que terá como tema Além da sala de aula.
A Indira informou que com a caixa de doces que vendemos esse ano arrecadamos 200,00R$ e a EEEPe tem mais 500 e pouco no caixa. Foi deliberado q todo esse dinheiro será depositado numa conta poupança da Indira no Banco do Brasil, afim de ficar bem guardado e quem sabe render um pouquinho...
A EEEPe ganhou uma doação de 20 camisetas do CAPPF, iremos customiza-las para vendermos na calourada.
Os kits que estamos vendendo do evento nacional também será customizado, já que esta muito difícil de vender, para ser vendido na calourada. Dinheiro revertido para divida da Executiva Nacional.

UNESP-Presidente Prudente: Teve eleições para o Diretório Acadêmico. O CA foi destituído, por problemas no CNPJ, para ser recriado até agora nenhuma gestão assumiu.

AVISOS: O Artur ficou de depositar, para Josi, ainda nesta semana o dinheiro que foi arrecado com as vendas de camisetas, bolsas e CD do ENEPe de Vitória. USP arrecadou 25,00
PUC 45,00
UNIFESP + OU – 70,00

2. XX COPEPe

Tema: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Local: ?
Data: 10, 11 e 12 de Abril de 2009.

Como a Merilyn se forma esse ano e ano que vem ira iniciar seu mestrado na UNESP de Araraquara o local do Copepe reavaliado. Como possibilidade de sede o Artur ira conversar com os estudantes do Mackenzie para ser no DCE de lá. Confirmar o quanto antes.
Em fevereiro fazer os cartazes para que em Março a divulgação já esteja nas universidades.

3. XV EPEPe

Tema: Currículo e formação de professores
Loca: ?
Data: 11,12,13 e 14 de Junho de 2009.

Como não temos sede para esse evento, já que os coordenadores de Jundiaí saíram da Executiva e não a possibilidades que seja na UniAnchieta, temos que procurar outras possibilidades. Cada coordenad@r fica responsável de procurar alguma universidade, escola, ou qualquer outro lugar que reúna condições de realizar o evento. Cidades listadas para tanto:
- Campinas (Gabi, Tchela, Fer)
- São Paulo (Artur, Indy, Maca e M.Paula)
- Osasco (A indy vai falar com a Elis)
- Taboão da Serra (Artur)
- Guarulhos (Raisa)
- Presidente Prudente (João Paulo e M.Paula)

Respostas até 07 de fevereiro de 2009, para que em abril a divulgação esteja pronta.
Organização, planejamento e programação a Gabi se encarregou de fazer.
Indira propõem que se tenha algum espaço durante o evento para se discutir o Plano Municipal/Estadual de Educação.



4. Calendário 2009

Reuniões da Executiva: 07 e 08 de Fevereiro de 2009. Local: CAPPF – USP
21 e 22 de Março de 2009. Local: Mackenzie(?) (sede do Copepe)
09 e 10 de Maio de 2009. Local: Campinas
30 e 31 de Maio de 2009. Local: sede do EPEPE
Eventos: Copepe 10,11 e 12 de Abril
Epepe 11/12/13 e 14 de Junho


5. Plano Municipal de Educação - SP

Indira irá enviar os informes!

6. Coordenações

Ficou decidido que pelo numero reduzido de coordenadores e por não termos muito tempo ainda como gestão iremos nos organizar por tarefas e não pelas coordenações.
Lista de Tarefas:
- Construção do site durante as férias ( site contendo: Histórico, link para nacional, fotos, gestão, calendário, atas, estatuto, plano de lutas, etc.) Oficina Wiki para aprender mexer no site na reunião de fevereiro. (Macarena)
- Prestação de Contas (Indira) obs: esperar liberação(?) da dívida pela C.A. De educação da Unicamp.
- Registro do Estatuto – regularização (Indira)
- Divulgação da atas, divulgar sem informes (Gabi) no blog e no grupo da Executiva
- Organização dos eventos/ calourada
- Formação
- Produção de Textos
- Organização o arquivo (Gabi)
- Divulgação das atividades – Datas
- Oficina de Customização das camisetas
- Contatos com Universidades e Escolas
- Convocatórias – enviar com 2 semanas de antecedência ( Maria Paula)

Temas para Formação – ler e esquematizar textos para reuniões.

- Ensina a distancia
- Politicas de formação de professores
- politicas educacionais – PME/ FUNDEB
- diretrizes
- SPNFP
- PLANO DE CARREIRA
- LDB
- Currículo – estudar e montar um(!)


UNIVERSIDADES Á VISITAR

Artur : Universidade Taboão da Serra/ Puc SP
Maria Paula e Indira: UNIBAN/ UNIP/ Sumaré / Oswaldo Cruz
Maca: UNIP Jaguaré/ São Judas/ UNIFESP (Indy)
Gabi: PUC Campinas/ Metrocamp/ UNIP

Ata da 5ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 5ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe - SP) Gestão 08/09


São Paulo, 23 de novembro de 2008.


Pauta:

Informes
XX COPEPe
Avaliação do ENADE
Alteração e planejamento das coordenações
Plano Municipal de Educação de São Paulo
Calendário do semestre que vem (eventos e reuniões)
Formação: O que achamos que a Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo é? Como fica nossa atuação nela?

Presentes: Raisa (UNIFESP-Guarulhos), Marco Aurélio - Macarena (USP-SP), Indira (USP-SP), Artur (PUC-SP) e Marcelo (UNIANCHIETA- Jundiaí)


INFORMES
UNIFESP: Formação do Centro Acadêmico de Pedagogia “Cecília Meireles” em 2007, gestão atual - “A hora e a vez” com 15 pessoas. Financiamento do C.A. - auto-gestão dos estudantes no geral com vendas e festas; há uma proposta que está sendo discutida de que o valor arrecadado com os aluguéis do campus (xerox, lanchonete) seja revertido para os CA's e estudantes (no caso de não haver CA). O Movimento Estudantil na UNIFESP está bem articulado e mobilizado em torno das reivindicações como por exemplo na questão da assistência estudantil que é um dos maiores problemas enfrentados atualmente (cota de impressão por aluno - 50 por mês). Situação do campus: Restaurante Universitário a ser aberto; os cursos de Pedagogia, História, Filosofia e Ciências Sociais já funcionam no campus de Guarulhos; serão abertos mais dois cursos em 2009: História da Arte e Letras; a cada ano ingressam 60 alunos por curso/período. O espaço físico do CA são duas salas de aula para todos os cursos, mas há uma proposta de que no ano que vem este espaço estudantil saia do campus; os alunos defendem um espaço maior porém dentro do campus mesmo – uma carta já foi escrita com esta reivindicação. FESTA DA PEDAGO: 10/12 (indicativo). CALOURADA: comissão organizadora a ser formada – início da aulas 02/03, depois dos veteranos que começam em fevereiro.
PUC: Processo Eleitoral para reitor – os estudantes votam e apesar de não terem um Diretório Central, eles se organizam minimamente e não se sentindo contemplados pelas opções de candidatos, “formaram” uma chapa alternativa com Florestan Fernandes para reitor e Maurício Tragtenberg para vice, porém tais votos (nulos) não foram nem para contagem total de votos. Reitor eleito foi Dirceu de Melo. Situação do campus: a Igreja Católica se transfigurou na Fundação São Paulo, atual mantenedora da PUC; proposta de um novo estatuto da PUC = redesenho da universidade; foi criado o SAE (serviço de atendimento ao estudante) que centraliza o atendimento para todos os estudantes e sendo assim, extintas as secretarias dos cursos. CONGRESSO DA PUC: organizado pelos 3 setores (estudantes, professores e funcionários) e aberta à participação dos mesmos com voz e voto – foi positivo no sentido do debate porém, sem grandes possibilidades de deliberações. Há uma mobilização para ida ao Fórum Social Mundial em janeiro com possibilidade de conseguirem ônibus. Centro Acadêmico da Educação (CAE) – gestão atual com 5 pessoas do matutino; possuem um espaço físico.

USP: Eleições para o DCE nessa semana – chapas concorrentes: “Nada será como antes”, “Baião de todos”, “Território livre”, “AJR” e “Que picadeiro é esse?” UNIVESP: debate realizado pelo Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, Centro Acadêmico da BIOlogia e DCE no dia 18/11 na Faculdade de Educação que contou, entre outros nomes de professores e estudantes, com a participação do presidente da ADUSP César Minto; o debate foi marcado por várias críticas e questionamentos devido à falta de discussão de tal projeto e sem a aprovação dos novos cursos em instâncias como o Conselho de Graduação da USP; o movimento na USP e de incentivar ainda mais o debate sobre o tema. Situação do CAPPF - gestão atual “Viramundo”– estatuto não-registrado, esvaziamento da gestão, discussões sobre a função e o espaço do CA pelos estudantes da FEUSP. Grupos de discussão marcados para discutir a relação do CAPPF com a EEEPe-SP não ocorreram por falta de quórum. CALOURADA: estão sendo realizadas reuniões organizativas para a calourada e a executiva (se quiser) tem um espaço para se apresentar durante a semana de recepção aos calouros.

UNIANCHIETA: Situação do campus: reestruturação do curso com demissão de antigos e mais militantes professores, novas contratações (a um menor custo) já foram realizadas; há possibilidade da diretora do curso sair também; construção de 2 novos pólos da UNIANCHIETA em Várzea Paulista e Cajamar (com curso de Pedagogia). Houve eleição para o DCE com uma pessoa da pedagogia na única chapa inscrita (do PSDB), mas que até agora não se mobilizaram muito.
EPEPe não há mais possibilidade de Jundiaí sediar o encontro, devido ao contexto político da UNIANCHIETA e da situação pessoal dos membros da executiva que aproveitam a ocasião para comunicar o desligamento de ambos por motivos pessoais.

è Sobre a questão do EPEPe a Indira coloca uma observação: “Gostaria de relembrar que no último EPEPe em Campinas, no momento em que surgiu a proposta de levar o próximo encontro para Jundiaí, eu coloquei uma preocupação com relação ao que diz o estatuto no Artigo 7º – Da realização do EPEPe - parágrafo 3: A escola que sediará o próximo EPEPe deve atender a critérios como participação no movimento estudantil de Pedagogia, estrutura física e recursos humanos. Questionei se Jundiaí atendia a tais critérios e como disse na ocasião eu repito agora: não estou questionando o engajamento e força de vontade que o Marcelo e a Maíra apresentaram em participar do movimento estudantil da Pedagogia, mas sim se a instituição estava preparada para levar o encontro para sua cidade. A minha observação vai no sentido de tomarmos mais cuidado nas próximas vezes tanto com relação ao que diz o estatuto quanto à indicação de sede para nossos eventos”.

Informes encaminhados por email:
UNICAMP: Situação do curso: Aconteceram, do dia 03 de novembro ao dia 07 de novembro as eleições para CAP, Representante de Unidade e Representante Discente na Congregação; para o CAP foram 3 chapas inscritas, "A gente não quer só comida", "Primavera nos Dentes" e "AJR - Construir o CAP pela base"; a vencedora foi a "A gente não quer só comida"; foram 208 votos de aproximadamente 400 votantes. A Faculdade de Educação está revendo sua política de estágios para os cursos de licenciatura; a nova proposta pretende reorganizar como os departamentos assumirão os estágios e como eles serão realizados pelos estudantes. Situação do Campus: Aconteceram, do dia 03 de novembro a 07 de novembro, as eleições para DCE e Representantes discentes para Conselho universitário e Comissão Central de Graduação; para DCE foram 3 chapas inscritas, "AJR - construir o DCE pela base", "É preciso navegar" e "Nada será como antes"; a chapa vencedora foi "É preciso navegar".
UFSCAR: Situação do Campus: Mudança de gestão da Reitoria, do Centro de Educação e Ciências Humanas e do Centro Acadêmico de Pedagogia. Processo eleitoral da diretoria do DCE Livre – UFSCar; apresentação das propostas de chapa nesta segunda-feira. Situação do curso: Processo eleitoral para Coordenação do Curso de Pedagogia - problemas de inscrição de chapa, pois, ninguém queria assumir a coordenação, o que acabou prorrogando a data; atualmente, há uma chapa inscrita; semana que vem ocorre o 'debate', digo, a apresentação das propostas da chapa e, logo em seguida, a eleição; a importância dessa eleição se deve ao fato de no ano que vem a pedagogia expandir sua atuação para o curso noturno.


ESTATUTO: A Indira está buscando ajuda com os advogados do SINPEEM com relação às possíveis correções e adequações em nosso estatuto para enfim poder registrá-lo.


2. XX COPEPe

Contribuições por email:
Tchela e Gabi: Achamos muito ruim a Executiva colocar o COPEPe para essa data (dia 13 e 14). É bem no final do semestre, final de ano. Além do principal, estamos com uma executiva desestruturada, vamos fazer o evento para que? Se contestamos tanto os atos da Executiva Nacional de querer fazer encontros mesmo com várias dificuldades de se organizar e de condições materiais, fazer o encontro agora é repetir o mesmo erro. Imaginamos tb o quanto foi foda pra sede agendar o evento, principalmente pensando que está sozinha e se formando. Mas ainda assim pensamos que o evento tenha que ser remanejado para o primeiro semestre do ano que vem, logo no início, para fazer parte da programação dos calouros, época tb que imaginamos que já tenhamos nos estruturado melhor. Daí faríamos um COPEPe só.

Merilin: Não sei o que dizer. Talvez fosse a melhor opção mesmo, mais aí eu preciso da decisão o quanto antes. Posso, talvez, ainda ficar responsável. A estrutura do COPEPe está legal, só não sei se conseguiria ser na UFSCar. De qualquer forma, se fizermos apenas um COPEPe, gostaria de mandar um carta aberta a lista dos estudantes apontando as problemáticas do processo e, também, apresentar as discussões sobre o tema. Posso fazer isso e encaminhar para a apreciação dos coordenadores, antes de mandarmos para a lista geral.

Encaminhamento da reunião: Houve total concordância dos presentes com as colocações dos emails e portanto, aprovamos o adiamento do XX COPEPe para o primeiro semestre de 2009, bem como a proposta da carta aberta aos estudantes a ser escrita pela Merilin colocando os motivos para tal decisão.

3. Avaliação do ENADE

Contribuições por email:

Tchela e Gabi:Nos sentimos muito incomodadas com a nossa falta de mobilização coletiva no dia do ENADE. Não sabemos como foram nos outros lugares, mas por Campinas não nos organizamos para o boicote. E principalmente, a executiva não se organizou para tal... passamos batido pelo dia! Não conseguimos resolver nosso impasse em reunião ordinária e acabamos não divulgando nossa contrariedade com a forma com que as IES são avaliadas, nem sobre o boicote e muito menos sobre o que realmente consideramos como um projeto real de avaliação. Acho que ficou muito ruim para a entidade que tirou posições contrárias ao ENADE em vários encontros e espaços de discussão e deliberação. Não quero com essa fala jogar nada pra cima de ninguém. Imagino que esse incômodo tenha sido coletivo, afinal sabemos a importância de a executiva se manifestar e se organizar contrária a essas políticas. Achamos que isso tenha que ser discutido e pensar no que faremos. Seria interessante que a gente tivesse os informes dos locais que temos contato que prestaram a prova pra a partir daí analisarmos como encaminhar com relação a isso.

Merilin: Penso de forma diferente, e podem jogar pedras. Acho que o ENADE, com a consolidação da EaD, merece um re-debate, profundo. Não basta, nós que supostamente temos um aprofundamento na discussão, que conhecemos a argumentação dos reais motivos do boicoto, levar a frente uma mobilização desconhecida pela base, que acaba aderindo por motivos outros e quando questionadas do porque do boicote respondem clichês. Eu vi isso, me assustei. Fui questionada, como podemos permitir isso. Segundo ponto, com os cursos a distância, pelo que vejo, na UFSCar, que tem as duas modalidades, os resultados serão contrapostos, e sinceramente, se à distância, que ainda não tem uma corrente de mobilização tirar nota maior, justifica a extinção dos cursos presenciais, mais onerosos ao estado e com qualidade inferior - segundo a prova; pois desconsidera o boicote. A galera presencial da UFSCar, fez boicotes individuais, alguns por saberem da discussões, outros pelos prazos de entrega dos trabalhos finais. É, a rapadura é doce, mais nada mole.
Informes dados na reunião sobre este ponto:
UNIFESP: houve uma pequena mobilização com material do ANDES distribuído pela CONLUTAS
PUC: houve uma mobilização pelo boicote antes e também no dia da prova
USP: A USP não realiza a prova e não houve nenhuma mobilização para discussão do tema
UNIANCHIETA: a prova foi realizada mas sem nenhuma mobilização de boicote
Encaminhamento da reunião:

Ocorreram algumas pequenas mobilizações locais, porém a executiva não se organizou em torno dessa pauta. Proposta – indicativo do tema AVALIAÇÃO para o próximo EPEPe, incluindo a discussão do ENADE.

4. Alteração e planejamento das coordenações

Contribuições por email:

Gabi: Das coordenações me desculpem, não consegui mandar e-mail para a Indy para planejar a coordenação de secretaria e nem para o Artur para pensar a Executiva Nacional. Mas do que havia pensado por alto é de, com relação a secretaria, conforme consta no estatuto, confecção das atas e demais registros burocráticos da executiva, desde atas, arquivos e até no cartório, maior divulgação das atas e atualização das mesmas no blog, organização do armário e registro de todo "bem" ou material que é da executiva para dar ciência a tod@s e futuras gestões. Da coordenação da Nacional procurar manter o diálogo o mais freqüente e presencial possível entre os demais membros dos outros estados, ajudar o máximo possível na construção do ENEPe Pernambuco, estar presente nas reuniões da nacional, trazer os informes nacionais, mandar os informes estaduais e divulgar em todo o estado a lista pedagogiaestudantes@yahoogupors. com.br para que tod@s possam se integrar dos informes e atividades nacionais. Com relação a coordenação Geral tenho sentido um grande incômodo. Pelo que entendo essa coordenação deveria """organizar" """ e """centralizar" "" as várias regiões e coordenadores, ou seja, de alguma forma tentar manter contato para informes ou responsabilidades a cumprir. Até agora não conseguimos aprovar atas antigas pra enviar para a lista, mando os e-mails e pouquíssimas pessoas respondem, nossas reuniões estão cada vez mais reduzidas de dias, de pessoas e conseqüentemente de pautas. Mas acredito que para discutir essas funções seria necessário estar presente para pensarmos assim coletivamente quais são os deveres da executiva e de suas coordenações. Deixo então aqui só o meu incômodo, e para outras reuniões pensamos nisso de forma mais completa.

Tchela: Penso que antes de cada um ver o que a coordenação que se comprometeu a encabeçar deva fazer, necessitamos, de fato, discutir a quantas anda nossa organização. Infelizmente não posso estar aí e, mais uma vez, não estarão todos os membros presentes talvez postergando mais uma vez essa pauta. Não vejo muito sentido eu escrever aqui que penso que a coordenação de Assuntos Políticos, por exemplo, deva estar ligada nas últimas políticas públicas lançadas pelos governos estadual e federal lançando um informativo X para a coordenação sendo que, hoje, não estamos sabendo como tocar essa "gestão" de maneira geral.
Merilin: Bom, que me lembre gostaria de ficar com assuntos políticos, como anteriormente, ou a de assuntos educacionais. Não posso ficar sozinha, aliás, acho que as coordenações de quem se forma e que não irá continuar [Eu, GAbi e Tchela] deveriam ser acompanhadas pela galera nova que dará continuidade a entidade. Nós, em outros espaços, faremos a divulgação que nos cabe em acreditar nessa entidade, apesar de seus problemas.

Encaminhamento da reunião: Tal pauta depende realmente primeiro de uma avaliação da coordenação como um todo e isso só será possível com tod@s @s coordenadores presentes. Esta pauta entrará novamente para a próxima reunião.

5. Plano Municipal de Educação de São Paulo

Contribuições por email:

Tchela e Gabi: 1-) Indy e demais paulistan@s que estão acompanhando de perto as reuniões, como estão as atividades agora? 2-) Pelo que lembramos seriam as discussões entre as escolas e os GTs temáticos, ou nos enganamos? Se for, ou se já tiver previsão de como e quando serão esses espaços, temos que nos organizar para discutir os temas e tirar posições em reuniões ordinárias. 3-) Como estão as participações dos movimentos sociais (sindicatos e UBES principalmente) ? O que eles tem falado e como tem reagido? 4-) Outra dúvida, como ficou a situação depois da eleição? Sabemos que não mudou o partido do governo, mas as vezes poderia ser só medida eleitoreira e com a vitória houve mudança de planos..... 5-) Uma última coisa, não achamos muito legal a divulgação dos informes sobre o plano sem antes conferência d@s coordenadores na lista da coordenação. Todas as ações da executiva a gente manda pelos e-mails da executiva e após consulta de tod@s. O e-mail mandado para a lista da nacional, da estadual e coordenação foi de um e-mail pessoal e sem prévio aviso aos coordenadores, sendo que é uma ação da executiva, e não de uma pessoa. Quisemos colocar isso não para causar intrigas nem desavenças, mas pq não achamos legal e para, na nossa opinião, evitar que isso aconteça novamente por qualquer um de nós.

Merilin: Também concordo com o colocado acima. Inclusive, 6-) sugiro que no atual momento da executiva, nós apenas acompanhamos as discussões e atualizarmos os estudantes, sem fazer parte do processo burocrático, uma vez que o acompanhamento e divulgação de tudo não tem passado pelas reuniões e nem em nossa suposta formação. Colocar a executiva como parte da elaboração do plano municipal, por melhor que seja, é questionável pelos motivos acima apresentados.

Indira: Vou comentar os pontos colocados pelos emails: 1-) Não consegui reunir e enviar as relatorias das reuniões realizadas até agora e o máximo que consegui fazer foi enviar aquele informe com as informações mais importantes até o momento. Porém, me comprometo a manter a executiva mais atualizada dos próximos passos do processo e pretendo enviar todo o material que eu tiver até a nossa próxima reunião, já colocando este ponto novamente na pauta. 2-) Até agora, a comissão que está organizando o processo de construção do Plano Municipal, não avançou além de tarefas burocráticas como por exemplo melhorar a comunicação interna entre seus membros. A etapa de levar as discussões para as escolas ainda não tem previsão certa de acontecer. 3-) A participação dos movimentos sociais está sendo bem democrática e participativa, tal como foi proposto no início do processo. Todos têm direito a voz e voto e não houve nenhum conflito politico até agora, tirando um episódio ocorrido durante a reunião com secretário em que o presidente do SINPEEM, Cláudio Fonseca, apareceu pela primeira vez e demonstrou claramente o quanto ele é amiguinho do secretário, mas isso eu explico melhor na relatoria de tal reunião. A garota que está representando a UBES não tem grande participação nas reuniões, apesar de ter uma boa freqüência. 4-) Depois das eleições, até agora continuou a mesma coisa, inclusive o secretário. E ao que tudo indica, o processo terá sim uma continuidade conforme estava previsto. 5-) Quanto à minha decisão precipitada de enviar o informe para todas as listas ao mesmo tempo, peço desculpas, não tive nenhuma intenção de passar por cima de qualquer instância dessa entidade, muito menos de seus coordenadores. Como já disse, foi uma decisão precipitada pois sabia que tais informes já estavam bastante atrasados e não achei que alguém seria contra alguma coisa que estava relatado no informe, o qual tentei ser o mais fiel possível ao que estou acompanhando. Prometo que isso não acontecerá novamente. 6-) reafirmo a importância da executiva estar participando de tal processo e não acho que nos afastamos conseguiremos manter os estudantes informados pois como disse, a etapa ainda está na elaboração do plano. O problema de divulgação na coordenação eu já disse que me comprometo em consertar, agora as discussões e formação da executiva não dependem só de mim para acontecerem.

Marco: Reforça a questão de que a decisão da executiva ter entrado para tal comissão foi tirada em reunião ordinária da entidade e portanto a tarefa de acompanhar o processo é de tod@s @s mebr@s da executiva e não apenas de alguns membros.

Encaminhamento da reunião: Maior divulgação na coordenação da executiva sobre o andamento do processo de elaboração do plano e permanência da EEEPe-SP como uma das entidades na comissão de tal processo.

6. Calendário do semestre que vem (eventos e reuniões)

7. Formação: O que achamos que a Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo é? Como fica nossa atuação nela?

Tais pontos não foram debatidos e ficaram para a próxima reunião da executiva, a qual ficou marcada para os dias 13 e 14 de dezembro, uma vez que o COPEPe foi adiado.

Ata da 4ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 4ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) gestão 08/09

Campinas, 11 de outubro de 2008.


Pauta:

1. Informes
2. XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe)
3. Formação Educação à Distância (EaD) e Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE)
4. Plano Municipal de Educação de São Paulo
5. Remanejamento e projetos das coordenações
6. Sistema Público Nacional de Formação de Professores
7. Dívida 29º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe)

1. Informes

USP: 1)Acontecerá um GD para discutir a relação do CAPPF com a EEEPe – SP. Até então sem certeza da data. 2) O dinheiro, aproximadamente R$6.000,00, das inscrições do XI FONEPe foi devolvido para a FAFE (Fundação de Apoio a Faculdade de Educação da USP).
PUC: 1) Acontecerão as eleições para reitor e 1 professor da FE se candidatou. 2) Haverá em breve uma reunião para organizar o Congresso da PUC e também com possibilidades de pensar um novo estatuto para tal evento, já que o atual foi elaborado por um grupo seleto de professores numa casa de campo de um deles. Um dos pontos é discutir a autonomia. 3) A PUC está quebrada, a dívida passa dos 300 milhões tanto para funcionários como para o Estado.
UNICAMP: Está acontecendo o GT de Educação a Distância criado pela congregação da FE que se propõe a discutir o tema já que há hoje tantos cursos e tantos debates sobre e a Fé nada fala. Nos dias 23 e 24 de outubro acontecerá o Seminário de EaD trazendo esse acúmulo do GT para que a Fé possa discutir mais amplamente. @s estudantes estão preocupad@s com o rumo das discussões já que o GT não tem se manifestado muito inclinado a bloquear os projetos governamentais. 2) Nos dias 13 à 16 de outubro acontecerá a II Semana da Educação. É um evento organizado pel@s estudantes. A programação está no site www.fe.unicamp. br/semeduc . 3) Nos dias 04 a 07 de novembro acontecerão as eleições para o CAP, DCE, Representante de Unidade e Representante Discente. 4) A política de Extensão da FE está sendo reformulada.
UFSCar: Na semana de 06 a 10 de outubro aconteceu o Congreso de Iniciação Científica da UFSCar. 2) Houve eleição para a Diretoria do Centro de Ciências Humanas e a chapa 1 ganhou. 3) Já estão abertas as inscrições para o CAP e para a coordenação da Pedagogia. 4) Houve a assembléia geral da Pedagogia para avaliar o curso.

2. XX COPEPe

PROGRAMAÇÃO
Sábado, dia 06 de dezembro
08h às 10h – Credenciamento
10h às 12h30 – Plenária Inicial e Mesa de Abertura "O contexto político e as transformações da EaD" com César Minto (USP – à confirmar) e professor da UFSCar
12h30 às 14h – almoço
14h às 16h – GD 1 “EaD e Conjuntura”
16h às 18h – Mesa redonda "As implicações Pedagógicas da EaD" com Guilherme (tutor de EaD da UFSCar e mestrando da UNICAMP) e coordenadora do curso à distância.
18h às 20h – Janta e banho
20h às 22h – GD 2 “EaD e a Metodologia de Ensino”
22h às 01h – Atividade Cultural
Domingo, dia 07 de dezembro
07h às 08h – café da manhã
08h às 08h30 – Leitura das propostas
8h30 às 14h – Plenária Final
14h – Almoço

ALOJAMENTO:
Há duas possibilidades, ou no Paulistinha, que é pago, mas caberiam todos e tem banho quente, ou no DCE que é bem apertado e o chuveiro seria o do gináso também quente, mas um pouco distante.
Merilin fará o orçamento para 15 e para 30 pessoas no Paulistinha, com e sem alimentação.

ALIMENTAÇÃO:
Se ficar mais barato o alojamento com alimentação a comida será toda pelo Paulistinha, se não será:
Sábado
Almoço – Bandejão
Janta – Lanche da cantina, cachorro quente e outra opção a negociar
Domingo
Café da manhã – negociando preço
Almoço – marmita encomendada

INSCRIÇÃO
A inscrição será feita pelo e-mail e seu valor dependerá dos gastos com a alimentação, passagem dos palestrantes e alojamento.

ATIVIDADE CULTURAL
Como estaremos dentro da UFSCar e dela e difícil sair, vamos revender bebidas e providenciaremos música.

CADERNO DE FORMAÇÃO
A Merilin fará os cadernos de formação. Deverão conter os seguintes textos: explicação do evento, apresentação da EEEPe SP, programação, textos de formação e charges. Os cartazes serão impressos pela gráfica da UFSCar. Os certificados serão feitos pela Gabi e xerocados no CAPPF. A pasta será dada pela coordenação da UFSCar junto com as canetas. Os bloquinhos Maria Paula trará.

3. Formação de EaD e ENADE

Por uma falha na hora da reunião o debate sobre EaD não foi escrito.

ENADE
Na reunião passada ficamos com dúvidas sobre como funcionava o processo de cadastramento das IES (instituições de ensino superior), do dia da prova, do boicote e do fechamento das IES que estiverem abaixo da média indicada pelo resultado. Descobrimos que com a criação do SINAES (sistema nacional de avaliação do ensino superior) todos os professores e IES tem que se cadastrar no SINAES e tem que seguir alguns processos para funcionar. Na avaliação são 3 partes, a primeira interna, com uma comissão da IES que faz tipo uma auto avaliação, a segunda externa, onde a IES é avaliada por uma comissão externa, e a terceira é a avaliação dos estudantes.
Todas as IES tem que passar por isso, mas aquelas que, como a UNICAMP p.e., já realizarem essas atividades de avaliação podem justificar e serem dispensadas desse processo, ou das partes que realizam. As que se submetem os seus estudantes, selecionados pela IES, são obrigados a permanecer no dia da prova, assinar a lista de presença e entregar a prova.
É completamente possível @s estudantes boicotarem a prova já que as IES não podem, legalmente, cobrar a nota do ENADE para quaisquer situações d@s graduand@s. Mas consta também que as IES que tiverem um desempenho baixo serão supervisionadas pela comissão de avaliação externa e receberão conselho e sugestões para melhoria das notas.
Assim, as IES não podem ser simplesmente fechadas, elas passam por um processo de adaptação. E talvez esse seja um bom espaço para tentar negociar pautas com as IES, mas isso vai depender da mobilização d@s estudantes em cada lugar, o q é uma variável preocupante.
Sem saber o que fazer e com falta de gente para discutir acabamos por não decidir nada. Mas as ponderações continuam as mesmas, o risco de as IES fecharem existe e incentivar o boicote é arriscado, até pela facilidade com q agora podem ser implantados os cursos a distância.

4. Plano Municipal de Educação de São Paulo
Não foi possível discutir por falta de elementos e quorum.

5. Remanejamento e projetos das coordenações
Não foi possível discutir por falta de quorum.

6. Sistema Público Nacional de Formação de Professores
Não foi possível discutir por falta de quorum.

7. Dívida 29º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe)
Não foi possível discutir por falta de elementos e quorum.

sábado, 14 de março de 2009

Ata da 2ª Reunião Ordinária da gestão 08/09

Ata da 2ª Reunião da EEEPe SP da gestão 08/09

Campinas, 09 de agosto de 2008

Pauta:

Avaliação e informes do 28º ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia)
Pendências XV EPEPe
III EEPEU (Encontro de Estudantes de Pedagogia da UNESP)
XI FONEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia)
XX COPEPe
Organização da Gestão
Calendário de atividades
Financiamento da EEEPe – SP
I Encontro Regional Sul – Sudeste
Boicote ao ENADE
Reunião da ExNEPE (Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia)
Formação: Educação à Distância
Pauta próxima reunião


Avaliação e informes do 28º ENEPe

Acho que cada um poderia escrever a sua avaliação, assim teremos certeza q nada foi esquecido. Colocarei abaixo as deliberações e informes gerais.

A comissão organizadora estimava pelo menos 2000 inscrições. Ao final do encontro tivemos apenas 640 inscritos, e mtos deles de sessenta reais, o valor mínimo sem alimentação. Esperando mais inscrições e num valor maior, e tendo q arcar com os gastos de uma estrutura para duas mil pessoas, a comissão organizadora ficou com uma dívida de aproximadamente trinta mil reais.
Várias estratégias foram tomadas para angariar dinheiro durante o encontro e pensamos em mtas outras para quando o encontro acabasse e tivéssemos q retornar para as nossas casas. Durante o encontro os matérias q sobraram, (bolsas, anais, colares e camisetas) bebidas, entre outras coisas foram comercializadas. A comissão organizadora tb contou com um empréstimo de dez mil reais feito por um estudante. Para o momento pró encontro pensamos em pedir dinheiro para as entidades de nossas cidades, mas principalmente a venda dos materiais que sobraram. Trouxe pra q SP venda 77 camisetas, 80 cds, e 77 bolsas. Elas já foram distribuídas para:

UNICAMP – 2 bolsas, 2 camisetas e 2 CDs
UNIFESP – 15 bolsas, 15 camisetas e 15 CDs
USP – 30 bolsas, 30 camisetas e 30 CDs
UNIAnchieta – 8 bolsas, 8 camisetas e 8 CDs
PUC SP – 15 bolsas, 15 camisetas e 15 CDs
UNESP RC - 10 bolsas, 10 camisetas e 10 CDs

Os preços mínimos para vendermos os materiais:
Camisetas – R$10,00 cada
Bolsas - R$10,00 cada
CDs - R$3,00 cada
Camisetas + Bolsas - R$15,00 cada
Camisetas + Bolsas + CDs - R$17,00 cada

Decidimos que, no mínimo, o dinheiro da venda dos materiais será enviado para o ES. Caso tenhamos uma situação financeira mais estabilizada reavaliamos o ponto.


Pendências XV EPEPe

O plano de lutas e o novo estatuto da Executiva não foi enviado ainda para a lista pois está incompleto. Indy se responsabilizou por e arrumar o estatuto, pis tinha todas as modificações anotadas e Artur se responsabilizou por olhar e arrumar o plano de lutas, já que estava no computador na hora da plenária final. Não tiramos data fixa, mas terá q ser o mais rápido possível. Ambos seguem em anexo no e-mail.


III EEPEU (Encontro de Estudantes de Pedagogia da UNESP)

Dalila mostrou a programação do encontro e convidou a tod@s a participar do encontro. Será em Marília, nos dias 16 e 17 de agosto. O tema é “Reforma Universitária: construindo um projeto de reforma universitária”. Segue me anexo o panfleto do encontro.


XI FONEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia)

Não enviamos para a lista da Executiva Nacional o plano de lutas e a prestação de contas. Recebemos do Dani, PR, o plano de lutas e o Macarena enviou a prestação de contas. Perguntamos para a Maria Paula se ela sabia dos seis mil reais, se ele realmente havia sido devolvido e não foi. A FAFE está enrolando para dar a conta pra depósito pq não quer receber esse dinheiro de novo, não teria como justificar a entrada desse dinheiro. Pelo que nos falou o dinheiro ainda está na conta do CAPPF. Assim pedimos para a Maria, Macarena e Indy pedirem na reunião do CAPPF o extrato da conta e enviarmos ara lista da nacional o plano de lutas, a prestação de contas e o extrato mostrando aonde está o dinheiro atualmente.

XX COPEPe

A Merilin não pode vir na reunião então mandou algumas pendências e informes por e-mail. Seguem suas falas e nossas sugestões e propostas.
“Eu já havia encaminhado o projeto do XX COPEPe e, exceto a Carol, ninguém mais comentou nada. Se a construção é coletivo, faltam os pitacos. Encaminho-o novamente junto com a proposta de cartaz, sim, será somente ele e preto e braco, nada de arte.

Preciso de sugestões para a Programação: nomes e que atendam os seguintes critérios!!!”

Programação:

Sexta – feira
Reunião 24h

Sábado
Manhã
8h às 10h – Credenciamento
10h30 - Mesa de Abertura "O contexto político e as transformações da EaD", Profº. Dr. João dos Reis (UFSCar) - confirmado, contra a EaDProfª. Drª. Maria L. Belloni (UFSC) [como não podemos trazer ninguém de fora pensamos em pessoas q estivessem mais próximos. Seriam, respectivamente, o Profº. Dr. Sergio Miranda (UNICAMP) ou a Prof.ª Dra. Stela Picones (USP)]
12h – Almoço
Tarde
13h30 - Grupo de Discussão 1 – EaD e Conjuntura
16h - Mesa Redonda "As implicações Pedagógicas da EaD", Profª. Drª. Lígia Márcia Martins (UNESP) - eu ainda não confirmei, mas tenho substituto para ela, defende o ensino presencial e a interação professor aluno, o problema do substituto é se for a coordenadora do EaD daqui, gostaria q fosse de outra universidade: Unesp/Unicamp - q sei q tem/pretende ter esta modalidade de ensino
Coordenadora da EaD (UFSCar) - não falei nada, mas para ela, a "interação professor - aluno é mais enriquecedora que a relação presencial".
Noite
18h às 19h30 – Jantar
20h - Grupo de Discussão 2 – EaD e Metodologia de Ensino
22h - Atividade Cultural [Surpresinha com horário para acabar!]
Domingo
Manhã
7h30 – Café da Manhã
8h30 – Cine-Debate [Minha vida de João / Nascidos em bordeis / Educação de pequena arvore]
10h – Plenária
Tarde
12h – Almoço
16h – Encerramento

“Problemas em relação alojamento e a alimentação, embora não fiz um orçamento sistemático, consigo o proposto por 15,00 [3 refeiçoes e 1 café da manhã], preciso ver em relação ao aloja, essa semana eu posso fechar isso. [é possível reservar as marmitas, mas não necessariamente encomendá-las? É q principalmente na janta a gente costuma comer em outro lugar, daí fica mais interessante cada um sair pra comer numa lanchonete ou algo do tipo...]

Inscrições: penso em 25,00 considerando esses problemas, caso tenha q pagar o aloja ou ainda para financiar os custos de transporte dos palestrantes e demais despesas... A Tchela, havia sugerido 20,00, para isso, precisamos saber quanto a executiva tem em caixa e quanto poderia disponibilizar. Penso em 30 inscrições. Só entrará em estiver credenciado: o uso do prédio no fds e já roubo de equipamento do mesmo, não iremos arriscar em ficar com a responsabilidade da entrada aberta dos alunos. [Achamos que as inscrições devem ser exatamente o preço das despesas, com passagem, certificados, estrutura... se eu não me engano, pessoas POR FAVOR, ME CONFIRMEM ISSO!!!]

Formação EaD
Acho pertinente a leitura dos textos e as discussões entre os coordenadores. Mais fundamental ainda, a possibilidade de mesas pré-copepes nas universidades.

"O que eu falaria na reunião nesta pauta": É impreterivel marcar a distinção entre o Uso da Tecnologia em Sala de Aula e o Ensino pela TEcnologia. A primeira [o uso] jamais substituirá a interação entre professor-aluno "o ensino", já segunda [EaD] substitui a relação professor-aluno pela tecnologia, fazendo da discussão da informação em conhecimento, e, como atualização do tecnicismo educacional, acirra mais ainda a separação entre os que pensam [elaboram o material e propoem a atividade, sem nenhuma devolutiva] e os que fazem [monitores que aplicam e corrigem este material]. Essa distinção é fundamental para não fazer uma defesa a uma modalidade de ensino pensando na tecnologia, afinal, são pressupostos e usos distintos. [vamos colocar a formação de EaD como ponto de pauta da próxima reunião.]”


Organização da Gestão

Fizemos a leitura das coordenações, conforme estão no estatuto, e depois cada coordenador que estava presente na reunião escolheu a/as que mais interessassem. Os que não estavam por favor escolham alguma coordenação. Para a próxima reunião teremos que trazer um projeto do que esperamos para a coordenação que escolhemos, como um plano de metas, para tentarmos nos organizar coletivamente. Lembrando que a divisão das coordenações não restringe a atuação de tod@s, apenas encabeça um responsável pela articulação de uma determinada tarefa, dada nossa distância e a periodicidade dos encontros. Tod@s sempre somos responsáveis por tudo junt@s!

Coordenação Geral – Gabi
Coordenação de Regionais –
Coordenação de Secretaria – Gabi e Indy
Coordenação de Finanças – Maria Paula e Indy
Coordenação de Assuntos educacionais – Merilin e Tchela
Coordenação de Cultura e Extensão – Maria Paula e Macarena
Coordenação de Formação Política – Artur, Tchela e Merilin
Coordenação de Comunicação – Indy e Macarena
Coordenação de Escolas Pagas – Artur e Marcelo
Coordenação de Escolas Públicas –

Não há um número máximo para cada coordenação, e não necessariamente precisa estar em várias delas. Se, por um acaso, todas as coordenações não forem preenchidas não tem problema, na reunião vemos o que podemos fazer.
Aos que forem escrever o projeto das coordenações junte - se com seus pares, assim teremos um projeto das duplas ou trios, e não de um somente da coordenação. Quem quiser eu tenho o projeto das 2 gestões anteriores, dá pra servir de base. È só pedir q eu mando.


Calendário de atividades

Pensamos nas datas das reuniões já para toda a gestão, ficando, dessa forma, mais fácil nossa organização. E tentamos estabelecer mais ou menos nosso calendário de outras atividades. Já q passou algum tempo desde a reunião, vou atualizando com o q der.

Setembro
06 e 07 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
27 e 28 – XX COPEPe em São Carlos
Outubro
11 e 12 – Reunião da ExNEPe no ES
25 e 26 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
Novembro
9 – ENADE
15 e 16 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
Dezembro
13 e 14 - Reunião da EEEPe SP em Campinas
Janeiro/Fevereiro
30 de janeiro e 01 de fevereiro - Reunião da EEEPe SP em São Paulo
Março
14 – II Seminário de Pagas
15 - Reunião da EEEPe SP em São Paulo
Abril
4 e 5 – XXI COPEPe sem sede
25 e 26 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
Maio
16 e 17 - Reunião da EEEPe SP em Jundiaí
Junho
11 a 14 – XVI EPEPe em Jundiaí


Financiamento da EEEPe – SP

A Executiva conta com uma dívida de aproximadamente R$2.300,00 reais com o CAP da UNICAMP. Temos aproximadamente R$600,00 em caixa. Decidimos que faremos, a cada 3 meses, uma rifa. Continuaremos e intensificaremos nossas vendas de coisas em nossas IES para juntar dinheiro e com relação a as passagens decidimos q a reunião será aonde for mais barato,entre outras formas de doações como o Livro Ouro, ou sindicatos e CAs. E para garantir que a maioria dos coordenadores possa viajar vamos juntar o dinheiro das passagens de todo@s q vem de fora da cidade e dividir pelo número de coordenadores, assim reduzimos um pouco os custos de tod@s.
Para as rifas conseguimos doações de alguns livros, e pensamos em rifa-los, assim não temos custo. É necessário que cada coordenador tente com os profesores/professoras das suas IES doações de livros para aumentarmos cada vez mais nossa oferta. Teremos rifas nos meses de Agosto, novembro, fevereiro e maio. Cada IES ficará responsável por um bloquinho de cem unidades de rifas pra vender e venderemos o mesmo prêmio em todos os lugares. As rifas serão sorteadas na reunião do mês seguinte ao da rifa. Caso @s coordendor@s não consigam vender todas as rifas terão que de alguma forma dar o dinheiro da venda. As rifas serão vendidas por R$2,00.
Para esse mês os livros serão:
1º prêmio
“O mundo da escrita no universo da pequena infância’, org. de Ana Lúcia G. de Faria e Suely A. de Mello. Editora Autores Associados, 2ª edição, 2007;
“A nova lei da Educação”, Dermeval Saviani. Editora Autores Associados, 9ª edição, 2004;
“Novas tecnologias, trabalhos e educação: um debate multidisciplinar”, orgs. Celso João Ferretti, Dagmar m. L. Zibas, Felícia R Madeira e Maria Laura P. B. Franco. Editora Vozes, 9ª edição, 1994.
Revista Zetetiké, Vol. 14, nº 26, julho/dezembro de 2006
“Formação moral em Rawls”, Sidney Reinaldo da Silva. Editora Alínea, 2003;
2º prêmio
“As Crianças e as idéias de número, espaço, formas, representações gráficas, estimativa e acaso”, orgs. Anna Regina L. de Moura e Celi Aparecida E. Lopes. Gráfica Fé/UNICAMP, CEMPEM, 2003;
“O tempo no cotidiano infantil”, org. Anna Bondioli. Editora Cortez;
“Escola e Democracia”, Dermeval Saviani. Editora Autores Associados, 37ª edição, 2005.
3º prêmio
Revista Pro – Posições, vol. 13, nº 37, janeiro/abril de 2002.
“A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo.”, Ana Luiza Bustamante Smolka. Editora Cortez, 12ª edição, 2008.

Como só estou enviando os livros imagino que não vendemos mtas rifas. Sugiro que pensemos na reunião em como adiar essa rifa sem prejudicar as demais.


I Encontro Regional Sul – Sudeste

Depois de muito debate decidimos que não encabeçaremos a construção do encontro regional por hora por entender que ele sua proposta não está concreta e que a idéia de não ter encontros nacionais seria justamente pra intensificar nossa organização. Mas colocamos o ponto para ser reavaliado em próximas reuniões quando for necessário.


Boicote ao ENADE

Conforme consta em nosso plano de lutas somos contra o ENADE e teremos que organizar o boicote da prova, a se realizar em 9 de novembro. No entanto Dalila e Marcelo colocaram uma situação nova. As UNESPs, dentre outras IES como a UNIAnchieta, pediram para serem avaliadas pelo ENADE, diferente da USP e UNICAMP, por exemplo. Assim, a nota que for tirada pode influenciar no funcionamento da IES, conforme consta na legislação. Isso se torna mais preocupante pois as IES tem sido fiscalizadas e podem ser penalizadas até com o fechamento da instituição, caso a nota seja baixa.
Se pedirmos para essas IES não fazerem a prova, suas instituições podem fechar e @s estudantes não terão como se formar. Para saber mais e nos preparamos melhor deixamos como ponto de pauta de formação para próxima reunião o ENADE.


Reunião da ExNEPE

Sugerimos que a reunião da ExNEPE aconteça no ES e nos dias 11 e 12 de outubro. Como pauta fica a organização da ExNEPE de acordo com suas coordenações estatutárias, Avaliação do 28º ENEPe, dívida da comissão organizadora e boicote ao ENADE.


Formação: Educação à Distância

Ponto de pauta para próxima reunião.


Pauta próxima reunião

Formação: Educação a Distância e ENADE
Plano Municipal de Educação de São Paulo
XX COPEPe
Sugestão de organização da ExNEPe

Ata da 1ª Reunião Ordinária da gestão 08/09

1ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) gestão 08/09

Campinas, 21 e 22 de junho de 2008


Participantes:
FERNANDA SETTI, GABRIELA VILHAGRA, GABRIELA CHIARELI, NÔVA BRANDO, MARCELA F. ESTEVES, MARCELA PERGOLIZZI, MARCELO BUENO
MERILIN BALDAN, CAROL FLORIDO, FLÁVIA BUENO E RAQUEL

Pauta:
Informes
Avaliação do XV EPEPe
Dívida com o CAP UNICAMP
Financiamento da EEEPe – SP
Organização da EEEPe – SP
Palno de Lutas do XV Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia (EEEPe - SP)
XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe)
Agenda
28º ENEPe
Curso de Pedagogia à Distância da UNESP
Greve dos professor@s do Estado de São Paulo

1. Informes:
Cada delegação presente precisa escrever os informes locais e enviar para serem incluídos aqui.

2. Avaliação do XV EPEPe
Conforme discussão sobre a avaliação do XV EPEPe , em um âmbito geral o encontro foi um espaço de formação política e cultural a todos os estudantes de pedagogia do Estado de São Paulo.
Formação de base a entidade abre precedente ao movimento estudantil para a participação
Das mesas; conversa mais formativa, formação política, valorização dela no sentido do por que participar do movimento político.
Um mergulho nos conflitos de convivência universitário, discurso viciado, interesses alheios, estratégia nas falas, criar um espírito coletivo, uma construção em conjunto, despertar o outro, aproximação entre os docentes pós-graduados, construção em conjunto e a amizade se pauta na militância.
Alguns problemas:Atividades paralelas na programação, horários atrasados, ex: fogueira, reuniões da executiva dentro do horário de programação, melhor divisão do horário.
Questões práticas como o comprometimento, disposição por parte da equipe de apoio,não houve divulgação nos lugares onde a executiva está presente, presença maior de pessoas de outros lugares.Não houve discussão prévia com todos da sede,sistematizar as necessidades, para facilitar a estrutura do evento. Houve um comprometimento maior do pessoal do CAP UNICAMP, faltou uma divulgação incisiva para @s estudantes. Má organização da plenária final, discussão antecipada planos de articulação da divulgação planejada não se realizou.
Sugestões:Avaliar antes (2 semanas) o número de inscrições confirmadas dos participantes de outras faculdades, para sim organizar a estrutura .
Centralizar um dia entre os quatro dias do encontro com mais atividades, para oferecer a oportunidade de quem não possa estar presente nos quatro dias. Montar a agenda de maneira que não comprometa e sobrecarregue a todos da organizações dos eventos, pois o FONEP realizado muito perto do EPEPe, sobrecarregando algumas pessoas e os detalhes acabam passando. Enfocar o caderno de formação na pasta, como um canal para viabilizar a o entendimento dos assuntos abordados. Organizar formativos sobre o EPEPe. Rigidez nos horários; insistir para as pessoas entregarem as propostas dos G.D’s por escrito,os digitadores dos documentos e mesários mais organizados, espaços para os movimentos estudantis (mas cuidado para na virar muro das lamentações) de forma que crie articulações
do movimento estudantil dentro do EPEPe;
Pontos Positivos:Dormitório, alimentação infra estrutura boa, espaço de formação muito bom, palestrantes de alto nível, encaixando os temas das mesas com o contexto do encontro, processo de desenvolvimento, formação durante e processual no sentido dos assuntos abordados, número de participantes foi bom devido ao esquema que foi organizado, pois o número de participantes sempre é agravante.
Proposta:Desenvolver um vídeo Completo de registro do Encontro e outro de divulgação do encontro(Raquel e equipe)

3. Dívida
Temos uns R$ 800,00 em caixa. Nossa dívida é de R$ 2.500,00.
Decidimos que o dinheiro que a EEEPe – SP tem e que conseguirá será para acertar a dívida com o CAP, tirando uma parte para pagar o cartório pelo registro da Gestão. De imediato negociaremos com o banco para congelar os juros da conta.

4. Financiamento da EEEPe - SP
Constatamos que a Executiva está com o caixa no negativo não há possibilidades de financiar suas reuniões e nem seus eventos. Pensamos em propostas para angariar fundos para resolver nossos problemas financeiro. O envolvimento deverá ser de tod@s @s coordenadores em tod@s as faculdades. O dinheiro arrecadado será remanejado para a dívida, depois metade vai para o nosso caixa e metade para subsídio de passagens.
Fizemos um cálculo e o local mais barato para realizar as reuniões é em Campinas. Para garantir que o maior número de coordenado@s possam participar da reunião, montamos um esquema de passagens em que somamos todos os valores e dividimos tudo por 16, que é o número de coordenadores desse gestão. Assim, a pessoa que morara mais longe, e provavelmente a passagem mais cara, não bancará tudo sozinha. Será um valor igual para tod@s. Fazendo as contas ficou 33,62. Mas precisamos urgente que cada coordenador de fora de Campinas fale o valor da passagem que gasta.
Como estratégias de financiamento pensamos em entrar em contato com sindicatos, manter uma integração, vínculo e apoio da executiva como APEOSP, SINPRO e ainda a ANFOPE. Pediremos apoio com as entidades filiadas como CA’s (tipo USP e UNICAMP). Venda de camisetas. Rifas, já programadas para agosto, novembro, fevereiro e maio. Faremos uma rifa no ENEPe que será um conjunto de livros de nossos professores. Podemos fazer também cestas musicais, entre outras.
Assim que conseguimos juntar dinheiro temos que reservar também uma parte para compra de material necessário para preservação dos arquivos da Executiva.

5. Organização da EEEPe – SP
Optamos por não fazer a leitura e início do planejamento da gestão pelo pequeno número de coordenadores que se encontravam. Fica como ponto de pauta da próxima reunião.

6. Plano De Lutas do XV EPEPe
Ao final do XV EPEPe o plano de lutas que ficou salvo com a Gabriela e com a Tchela está incompleto. Ele será enviado em anexo e as pessoas que tiverem feito anotações ou se lembrarem, por favor completem o plano para que lê possa ser divulgado nas listas e para @ paticipantes.

7. XX COPEPE
O XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia será nos dias 28 e 29 de setembro em São Carlos. O tema é Educação à Distância e a programação é:

Sexta-feira, dia 27 de setembro
Reunião de 24h (temos que ver que hora cada um poderá chegar)

Sábado, dia 28 de setembro
8h às 10h – Credenciamento
10h às 10h30 – Plenária Inicial
10h30 às 12h – Mesa de Abertura "O contexto político e as transformações da EaD" com o Profº. Dr. João dos Reis (UFSCar) e a Profª. Drª. Maria L. Belloni (UFSC)
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 16h – GD 1 – “EaD e Conjuntura”
16h30 às 18h30 – Mesa 1"As implicações Pedagógicas da EaD" Profª. Drª. Lígia Márcia Martins (UNESP) e com a Coordenadora da EaD (UFSCar)
18h30 às 19h30 – GD 2 – “EaD e Metodologia de Ensino”
21h ... – Atividade Cultural

Domingo, dia 29 de setembro
8h às 1h30 – Plenária Final

tentaremos organizar o alojamento no DCE, o banho será no ginásio, a alimentação será no bandejão no sábado e marmitex no domingo. Temos que fazer o caderno de formação. A divulgação será pelo blog, por correio e por e-mails. Tentaremos imprimir os cartazes e folders pela gráfica da universidade. O material de papelaria já temos. O preço estimado da inscrição para gar a alimentação e despesas é de 25,00 reais.

8. Agenda Sugerida

09 e 10 de agosto - Reunião Executiva em Campinas
06 e 07 de setembro - Reunião Executiva em São Carlos
28 e 29 de setembro – XX COPEPe
18 e 19 de outubro - Reunião Executiva em Campinas
15 e 16 de novembro - Reunião Executiva em Campinas
13 e 14 de dezembro - Reunião Executiva em Campinas
31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2009 - Reunião Executiva em Campinas
14 e 15 de março - Reunião Executiva na sede do XXI COPEPe
04 e 05 de abril - XXI COPEPE
25 e 26 de abril - Reunião da Executiva em Jundiaí
11, 12, 13 e 14 de Julho - EPEPe

9. 28º ENEPe

O 28º ENEPe será em Vitória, no ES, durante os dias 19 à 25 de julho. Esse encontro é estatutário e tem o númeor de vagas contadas, serão 150 para São Paulo. Maiores informações no site www.exnepe.org.
Temos que ler o estatuto e elaborar uma proposta de alteração. Prazo para ler o estatuto Nacional, a serem discutidos, os destaques e lista para discutir até 05/07/08 e apresentaras propostas e amadurecer as idéias, para a gestão de representação a nível nacional.

10. Curso de Pedagogia à Distância da UNESP

Serão abertos agora em agosto 5.000 vagas para o curso de pedagogia à distância. O Curso foi aprovado pelo Conselho de Graduação da UNESP a criação do curso e sua abertura tão imediata. Em apoio as mobilizações dos estudantes da UNESP e para nos manifestarmos contrári@s ao curso à distância faremos uma moção de repúdio ao curso e a sua implementação sem debate com as faculdades.

11. Greve dos professores do Estado de São Paulo

faremos uma Moção de Apoio á APOESP referendando suas mobilizações. Carol Florido ficou incumbida de enviar a carta por e-mail para elaborarmos.

12. Pauta da Próxima reunião

- Informes
- Organização da Gestão nas coordenações
- Calendário de atividades
- Boicote ao ENADE
- Avaliação e informes do 28º ENEPe
- I Encontro Regional Sul – Sudeste
- XX COPEPe
- Formação: Educação à Distância, leitura do texto feito pela executiva (prioritário), dos textos que serviram de base pra esse e de quaisquer outros que falem do tema. Os textos seguem em anexo.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Edital para Apresentação de Trabalhos no XV EPEPe


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
EXECTUVIVA ESTADUAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE SÃO PAULO
CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNICAMP
EDITAL 01/2008

EDITAL DE CHAMADA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA O XV EPEPe

- Encontro Paulista dos/as Estudantes de Pedagogia -
UNICAMP, Campinas, abril de 2008

A Comissão Organizadora do XV EPEPe, através da Executiva Estadual dos/as Estudantes de Pedagogia de São Paulo, torna público os procedimentos de inscrição para apresentação de trabalhos a ser realizado no dia 24 de maio de 2008, dentro da programação do EPEPe.


1. DOS OBJETIVOS
1.1 - Este Encontro tem como objetivo principal discutir as políticas públicas educacionais e nossa atuação na sua construção e implementação enquanto estudantes e posteriormente enquanto pedagoas/os.


2. DOS EIXOS TEMÁTICOS
2.2 - O tema geral do EPEPe se desdobrará nos seguintes eixos temáticos:

  • Movimento estudantil;
  • Parcerias Público Privadas;
  • As políticas de financiamento para a educação;
  • Plano de Desenvolvimento da Educação;
  • Reforma Universitária;
  • Políticas Públicas Educacionais.


3. DAS CONDIÇÕES
3.1 – Os/as estudantes deverão se inscrever através de ficha de inscrição (modelo em anexo) e enviar para o e-mail: eeepe_sp@yahoo.com.br


4. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS
4.1 - Período: 06/05/2008 à 18/05/2008
4.2 - E-mail: eeepe_sp@yahoo.com.br


5. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
5.1 - Os trabalhos devem seguir as normas do XV EPEPe (ITEM 7)
5.2 – Os/as estudantes deverão apresentar trabalhos, concluídos até 04 de maio ou em fase de conclusão.


6. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
6.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador do EPEPe, de acordo com os seguintes critérios:
- adequação da proposta os eixos temáticos;
- preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho conforme Normas para apresentação dos trabalhos.

7. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
7.1 Das Propostas:
7.1.1 – Os resumos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores a partir de 20/05/08.
7.2 Dos trabalhos:
7.2.1 - Os trabalhos selecionados deverão ser inscritos na forma de pôster.
7.2.2 – Na forma de pôster o mesmo deverá: ter espaço útil de 1,20 cm de altura e 90 com de largura e constar os seguintes itens: título do projeto, pesquisador responsável (ou equipe), instituição, introdução, metodologia, resultados obtidos e conclusões e / ou considerações finais e referências.
7.3 - Dos resumos e trabalhos completos:
7.3.1 - Os resumos deverão conter no máximo 10.000 e no mínimo 3.000 caracteres (contando os espaços), digitados no formato Word para windows (Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, margens: 2,5 esquerda, direita, superior e inferior) enviados via internet, acompanhados de ficha de inscrição para o e-mail relatado no item 2 deste documento.
7.3.2 - Ao longo do trabalho observe as normas de citações da ABNT.
7.3.3 - São obrigatórios no resumo: título em caixa alta, seguido da identificação dos pesquisadores, objetivos, metodologia, resultados ou conclusão e até 5 palavras-chaves.
Independente de o trabalho ser ou não selecionado para a apresentação, o mesmo poderá ser publicado nos anais do evento desde que submetido na íntegra (apenas resumos não serão publicados) e aprovado pela Comissão.
7.3.4 – Tanto resumo quanto trabalho completo devem ser enviados na mesma data, mas em arquivos diferentes.


8. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1 - Os trabalhos deverão ser inscritos na seguinte modalidade, cabendo ao Comitê Científico de Organização do XV EPEPe confirmar/divulgar até o dia 20/05/08 a forma de apresentação do trabalho:
pôster
8.2 – Só receberá certificado a pessoa que estiver presente na apresentação do trabalho, sem exceções.


9. DOS ANAIS
9.1 – Havendo possibilidade, avaliada pela comissão organizadora, todos os trabalhos aceitos serão editados e incluídos nos Anais do XV EPEPe, que será editado em formato de CD.


10. TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O ENCONTRO
10.1 – Todas as pessoas que quiserem apresentar trabalhos durante o XV EPEPe deverão estar regularmente inscritos no encontro.


11. CALENDÁRIO 2008 PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

PERÍODO

04/05/08 - Publicação do Edital
06/05/08 a 18/05/08 - Inscrições de Trabalhos
19/05/08 a 20/05/08 - Avaliação da Comissão Científica
20/05/08 – à partir das 22h: Divulgação dos resultados para os/as autores/as



12 . FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ENVIO DE TRABALHOS

Comissão organizadora do XV EPEPe
Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo
XV Encontro Paulista dos/as estudantes de Pedagogia – Campinas
22/05/08 a 25/05/08

1. - Dados Pessoais
1.1 - Nome:
1.2 - Endereço residencial (Rua/Av. /NO )
1.3 - Bairro:
1.4 - Telefone:
1.5 - CEP:
1.6 - Cidade/Estado:
1.7 - Instituição:
1.8 - N° de Matrícula:
1.9 – E-mail:


2- Do trabalho:
2.1 – Nome do Trabalho:
2.2 - ( ) Pesquisa ( ) Extensão
2.3 - Formato de Apresentação do Trabalho: ( ) Pôster
2.4 – Eixo temático (favor assinalar com um X):
( ) Movimento estudantil;
( ) Parcerias Público Privadas;
( ) As políticas de financiamento para a educação;
( ) Plano de Desenvolvimento da Educação;
( ) Reforma Universitária.
( ) Políticas Públicas Educacionais


2.5 – Resumo do trabalho:

verificar normas para trabalho no edital (artigo 7).